terça-feira, 29 de julho de 2008

Diferenças culturais - China

Como estamos próximos das Olimpíadas, o Jornal Nacional (sim, eu vejo, é tipo um programa familiar enquanto estou jantando) está fazendo uma matéria especial sobre a cultura chinesa, uma espécie de documentário sobre os costumes de lá. Entre umas garfadas e outras, fiquei atento ao que passava na televisão, e duas coisas me chamaram a atenção. O governo de Mao Tse-Tung, em sua cartilha comunista, promove que cada cidadão seria o espião do outro, assim, o país ficaria livre da marginalidade e da desordem, fator que contribuiria para um melhor crescimento da economia. Então, na China é o seguinte, todos os teus vizinhos sabem o que tu faz e não tem o que impeça, e parece que eles nem se importam. È até engraçado, porque se tu estiver fazendo algo de errado, teu vizinho pode te xingar na boa como se fosse teu pai ou tua mãe e ameaçar relatar pro governo, no caso, tu seria preso. Aí eu fiquei imaginando. “Bah, imagina esse modo aqui no Brasil, literalmente não ia dar certo, porque queira ou não, tua privacidade é 0”. Todos nós aqui temos uma vizinha assim, meio “chinesa”, que sabe de tudo que tá acontecendo no bairro, mas ela não chega e diz: “Tu não devia fazer isso, bla bla bla bla vou te relatar pro governo”. Sem contar que todos teus vizinhos podem dar palpites na tua vida, imagina que maravilhoso. É um costume meio estranho no mínimo, pelo fato de os chineses não se importarem e contribuírem para isso.
A outra coisa que me chamou a atenção é que, no cultivo agrícola do país, quem toma conta são os idosos e as crianças. Na verdade quem fica com esse trabalho são as mulheres, e todo dia, militares vão as aldeias e mandam elas varrem estradas federais, além de ajudarem no campo. E não tem resistência, elas são obrigadas a fazerem esse serviço, senão são detidas. E o jovens camponeses, o que acontecem com eles? Bom, o governo estimula eles a irem pra grandes cidades trabalhar na indústria, pois necessitam de mão de obra qualificada e de pessoas novas para darem conta da demanda. Não são obrigados a irem, mas a grande maioria vai, porque sabem que o campo não é um lugar muito agradável para se trabalhar e morar. Imagina que divertido deve ser o interior chinês, cheio de idosos e crianças. Coitado dos jovens que ficaram condenados a viver lá, a rotina deve ser: acordar 5 horas da manhã, ir pra escola, trabalhar na roça e ir dormir às 7 da noite. Finais de semana ou tem o bingo da terceira idade (se tiver) ou se render as brincadeiras de crianças, tipo, esconde-esconde, imagina tu com 20 anos fazendo essas atividades. Televisão é quase impossível, lá os camponeses não tem acesso, e a maior tecnologia que eles podem ter é uma antena-parabólica, e o que tem, é tipo o maioral da cidade.
Trouxe esse assunto para fazer uma comparação com o Brasil, de como seria a vida aqui se esses modos fossem seguidos ou se o governo começasse a impor pra gente medidas semelhantes. Bom, este é meu primeiro post no blog, espero que tenha gostado do assunto, qualquer coisa podem me xingar, estamos aí.

3 comentários:

Azghaniel disse...

Primiro digo que não daria certo esse lance de espião do vizinho, porque qualquer antipatia que haja, o vizinho poderia muito bem te denunciar injustamente, alegando fatos não verídicos. E como nosso sistema de investigação é deveras falho e corrupto, viraria uma zorra maior ainda.
Gosto do Oriente por essa disciplina que eles tem. É algo que não tem como não dar certo, sempre avança.
Foda é não ter muito acesso à tecnologia, e ter tua liberdade alterada. Mas se houvesse um equilíbrio, seria uma sociedade quase perfeita.

Anônimo disse...

Bá.. eu não curto a china =/
Eles fazem praticamente um trabalho escravo com as crianças... No que diz respeito às Olimpíadas então..eles torturam as coitadas pra conseguirem abrir um espacato...fala sério... eu recebi um e-mail sobre os tipos de tortura que eles fazem com crianças e animais que eu fiquei pasma, extremamente chocada.. =/
Acho que dá pra dizer que até mesmo o oriente tem defeitos..e graves ainda por cima.. =(

Maurício Cardoso disse...

A desgraça alheia me consola, hehe