segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Christopher Lee

Nascido em 27 de Maio de 1922 (sim, ele tem 86 com carinha de 68) como Christopher Frank Carandini Lee, estrela da trilogia O Senhor dos Anéis, Star Wars Episódio II: Attack of the Clones e Episódio III: Revenge of the Sith entre um sem número de outros filmes que ele participou em papéis de destaque (ou nem tanto).

Seu pai era militar, sua mãe, Contessa Estelle Marie Carandini, não fazia nada. Servia de modelo para pintores e escultores. Mas o mais legal é o seguinte: A família Carandini é uma das mais antigas da europa e remete ao primeiro século da era cristã. Acredita-se que tenha ligações com o Imperador Carlos-Magno (Charlemagne no original) e lhe foi concedido o direito de carregar o brasão de armas do Santo Império Romano pelo imperador Frederick Barbarossa. Um ancestral, Cardinal Consalvi, foi secretário de estado papal na época de Napoleão e está enterrado no Panteão, em Roma, próximo ao pintor Raphael (é, aquele das tartarugas ninja). Um primo, Nicolo Carandini, foi o primeiro embaixador italiano na Grã-Bretanha após a 2a guerra mundial.

Muito bem. O Christopher Lee trabalhou como office boy e mensageiro em Londres. Durante cinco anos da 2a grande guerra, serviu a Real Força Aérea e as Forças Especiais, sendo condecorado. Detem o recorde mundial do maior número de lutas com espada na frente das câmeras. Fala francês, italiano, espanhol, alemão e se vira em sueco, russo e grego. Seus hobbies são viajar, ópera e golf. Seu handicap é 8. Recebeu o título de Commander Brother of the Order of St. John of Jerusalem (Comandante Irmão da Ordem de São João de Jerusalem, em tradução livre), a ordem mais antigo do mundo (de acordo com o sítio dele). Recentemente a rainha Bete tornou-o Commander of the British Empire (Comandante do Imprério Britânico, em tradução livre).

Você pode perceber que o senhor Lee vem de uma família tradicional, poderosa, influente. Ele, um cara inteligente, com desenvoltura social e envergadura moral pra dar e vender. Oras, tudo isso só pode ter uma explicação. Christopher Lee e sua família são parte de uma conspiração em escala global que controla o mundo através das tecnologias e das mídias. Inseridos como um líquido viscoso pelos corredores dos castelos e palácios europeus. Se isso é verdade? Os dois primeiros parágrafos, sim. O resto não sei. Mas acho que daria um bom filme.

Devaneios à parte, continuemos com os dados reais. Christopher Lee entrou na indústria de filmes em 1947. Entre os diretores para os quais já trabalhou estão John Huston, Raoul Walsh, Joseph Losey, George Marshall, Orson Welles, Nicholas Ray, Michael Powell, Edward Molinaro, Jerome Savary, Billy Wilder, Steven Spielberg, Joe Dante, Peter Jackson, Tim Burton, John Landis, Alejandro Jodorowsky e Andrei Konchalovsky (na verdade não conheço boa parte destes senhores, mas achei legal colocar a lista). Já filmou em russo, francês, italiano, alemão e espanhol. Considera ter sido o ponto mais importante de sua carreira quando foi o host do Saturday Night Live em 1978, com John Belushi, Dan Aykroyd, Bill Murray, Gilda Radner, Laraine Newman e Jane Curtin.

Um grande artista, sem dúvida... e uma voz cavernosa. Ah sim, ele canta também. Este foi o motivo de ter dedicado o post à este velhinho. Dá só uma olhada nesse vídeo dele cantando com o Rhapsody (vale a pena olhar os outros dele cantando no youtube).

1 comentários:

Azghaniel disse...

Sou fã desse véio aí.
Legal mesmo o post Bira!

E esse som do Rapsody, bá, mata a pau!