O assunto de hoje é preconceito, e nessa série de posts vou falar daquelas pérolas de pessoas que convivem com você (ou comigo, no caso).
Vocês já viram aquele vídeo do youtube onde a repórter pergunta para pessoas na rua o que elas fariam se o filho delas fosse 'heterossexual' né... e o que acontece no vídeo é que as pessoas interpretam como uma pergunta polêmica e não sabem o real significado de heterossexual. Bom, quando eu assisti esse vídeo, o que eu pensei na hora foi que eles entrevistaram muitas e muitas pessoas até encontrarem as figuras que deram essas respostas. Mas com a primeira pérola de hoje, descobri que pessoas não saberem o significado de heterossexual é mais comum do que eu pensava.
Ok, se tivessem me contado, talvez eu não tivesse acreditado, mas eu presenciei isso...
O professor, como uma provocação, perguntou para um aluno se ele era heterossexual, o aluno tentou de todas as formas desviar da pergunta, até que ele finalmente respondeu "sim, acho que eu sou heterossexual... heterossexual é o normal né"...
o que foi quase como dizer que homossexuais são anormais e têm algum tipo de problema.
Nesse segundo caso a discussão era racismo, o cara dizia o quanto achava o racismo horrível, ele falou, com mais ou menos essas palavras, "os pretos no Brasil são muito discriminados"
Sim, ele estava falando mal do racismo e usou um termo como "pretos", que diga-se de passagem, é extremamente racista.
Agora imaginem a minha emoção ao ouvir os dois caras das pérolas anteriores discutindo política. Mas isso é uma história pra outro post.
Se você tiver algum caso assim e gostaria que fosse postado no blog, mande um email para internometro@gmail.com. Escreva o que quiser, não há necessidade de formalidades.
Aqui somos todos uma grande família (nessa analogia, o leitor seria aquele primo distante que não visita e não manda cartas, mas a família o ama mesmo assim).
0 comentários:
Postar um comentário